julho 07, 2017

A arte de Margaret Keane.

Recentemente vi um filme na Netflix que se chamava Grandes olhos, fiquei curiosa pra vê. A capa do filme tem uma criança com olhos bem grandes, com ar meio triste e se trata da historia de Margaret Keane uma artista norte-americana que pinta crianças, mulheres e animais com olhos grandes. Nascida em 1927 em Naschville, Tennessee Margaret sempre gostou de desenha, seu ex marido Walter Keane a deixava praticamente em cativeiro e todas as suas obras eram assinada por ele e Margaret sabia disso, e deixava porque assim conseguia vender todas as peças.


 Mais em 1968 ela entrou com um processo de difamação na justiça, na audiência o juiz exigiu que os dois pintassem um quadro Margaret produziu uma pintura em 53 minutos, enquanto Walter alegou dor no braço para não pintar, ela ganhou 4 milhões de indenização e ficou claro quem era o autor de Grande olhos.


Nos anos 50 e 60 seus quadros fizeram grande sucesso por si trata de algo diferente, aqueles olhos tristes e sombrios...Hoje em dia tem muitas obras parecida com as Keane, e não impressiona tanto assim, mais naquela época era sucesso e influenciou muitos pintores.
Margaret com 80 anos, pinta até hoje e Walter faleceu em 2000 com 86 anos, e nunca admitiu sua mentira.


Eu fiquei impressionada com sua arte, por mais que hoje em dia tenha muitas parecida, sua arte é incrível e saber da historia torna-se muito mais valiosa, Margaret é uma grande artista, sua historia é inspiradora se tratando dá época, as mulheres eram muito submissa e depois de vê o filme fiquei imaginando por tudo que ela passou.




Bjs pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário